segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Gestar II TP3 atividade seção 3

Atividade realizada com a 5ªsérie/6°ano do Ensino Fundamental da E.M. Carlos Campos de Faria, distrito de Falcão(grande parte da clientela mora na zona rural).
Os alunos pesquisaram em casa e na sala de leitura da escola, textos com as características da fórmula.
Apresentei a turma as versões da fábula: A cigarra e as formigas, se encantaram com a versão poética, disseram não saber que as fábulas poderiam ser escritas em versos.
Fisemos uma leitura dramatizada das três versões após uma interpretação oral do testo. Em seguida propus a seguinte reflexão: o conceito de trabalho da cigarra e da formiga, o que eles entendiam por trabalho, onde seus pais trabalhavam, se alguém já trabalhava, alguns disseram que ajudavam seus pais "na lida" com o sítio(fazenda).
perguntei a eles, se estudar era um trabalho? Me responderam que sim. Abordamos também o respeito as diversas profissões e a importância de cada uma para a sociedade. (cidadania)
Como houve um encantamento para versão poética, solicitei que dissessem o que chamou a atenção dels no texto. Recebi como resposta: é mais interessante e fácil a leitura, é engraçado, combinação dos sons etc. Aproveitei para explorar rima, métrica etc.
Para encerrarmos os trabalhos, propus que escrevessem frases sobre a moral da história, me surpreendi com o resultado. Explicitamos as características que faz do texto estudado uma fórmula. Cada um escreveu uma característica no quadro.
Como a turma já esta habituada aexplorar nos textos estudados gramática, fizeram a identificação dos substantivos.
Cabe ressaltar que a turma trabalhou em grupo e realizou verdadeiramente um trabalho de equipe, gostaram tanto da atividade quem me pediram para só trabalhar com este tipo de metotologia, foi um grande aprendizado para todos, principalmente para mim. Pode-se dizer quem o trabalho "bombou".

Professora IVONE BENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário