Atividade realizada na 5ª série /6º ano do Ensino Fundamental da E. M. Carlos Campos de Faria , no Distrito de Falcão.
Trabalhamos o poema Cidadezinha Qualquer de Carlos Drummond de Andrade , escrevi o poema no quadro , fizemos a leitura e a declamação do mesmo. Apresentei também o poema de Mário Quintana que fala de uma Cidadezinha pequena e cheia de graça , conversamos sobre a semelhança dos poemas e a vida dos autores.
Fomos a sala de leitura da escola pesquisar textos que falassem de cidades, os alunos lembraram do livro Coletânea Quatiense com textos escritos por eles que falavam de Falcão. Leram o texto deles e dos colegas da escola, compararam com o poema de Drummond e Quintana, se encantaram ao perceberem que também tinham textos publicados em livro como os autores famosos, se sentiram valorizados.
Ao retornarmos para sala de aula , discutimos algumas questões a partir do poema:
*Quais as vantagens e desvantagens da cidade pequena?
*O que a nossa cidade tem de positivo e negativo?
*O que podemos fazer para melhorar a cidade que moramos?
*Que cidade sonhamos conhecer e/ou viver? Por quê?
Após o debate os alunos desenharam a cidade descrita pelo poeta Drummond. Produziram pequenos textos e poemas sobre Quatis/Falcão e as dificuldades enfrentadas pelos moradores da zona rural e desvalorização do trabalho na Agricultura.
Os alunos motivados pelo trabalho pesquisaram em revistas, jornais fotos de cidades e produziram poemas para exaltar a cidade do sonhos , sem violência , poluição e com segurança para se viver .
A aula foi muito dinâmica ,participativa e despertou os alunos com dificuldades para a leitura e escrita. Nesta aula todos participaram igualmente inclusive aqueles com maior dificuldade.
IVONE BENTO
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário